Maternidade

A Importância de Brincar na Era Digital!

     As vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho, os especialistas explicam o que está por trás de uma singela brincadeira de faz de conta, de uma repetida construção com blocos ou de uma disputa de pega-pega e foi pensando nisso que resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto.

As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais e essa importante ação está se perdendo ao longo dos anos; ou meramente vem se modificando, com a era digital.

 

Para mostrar a importância do brinquedo e valorizar a brincadeira nada melhor que assistir ao filme: Toy Story I.

Vera Tchipschin Francisco – psicanalista, pedagoga e membro-fundadora da Gesto Psicanálise – aponta  que a brincadeira ocupa um lugar especial na vida da criança, porque está em um espaço intermediário entre o imaginário e o real, pois incorpora elementos da realidade que são misturados com a fantasia, mas como manter as crianças brincando em meios tablets, smartphones, computador – algo que as gerações anteriores não tinha acesso; pensando assim me perguntei como mãe de um menino (9 anos) e a menina (1 ano e 11 meses) como BRINCAR EM TEMPOS DIGITAIS…..

Raul aos 4 anos brincando com o lego.

 

Raul no PC jogando “minecraft”, o ‘LEGO da nova geração
Isadora adora assistir ao videos do Patati Patata no celular

A tecnologia não pode ser vista como inimiga ela tem o seu papel de facilitar e promover conhecimento significativo no desenvolvimento de uma criança, já que elas nasceram na era dos computadores e principalmente, da internet, nós pais devemos ponderar o tempo para o celular e computador e ao mesmo tempo ensinar tudo de bom que nós vivemos na nossa infância, incentivar as atividades físicas em ambientes variados eu sempre digo “NÃO GOSTO DO 8 NEM DO 80 EU AMO O 40” O MEIO TERMO nesse contexto é tudo não podemos deixar o crescimento das tecnologias provocar o fim das brincadeiras tradicionais e por outro lado devemos sim inserir a tecnologia na vida dos nossos filhotes.

 

A era tecnológica tende a crescer cada vez mais, trazendo vantagens e desvantagens para as futuras gerações. Portanto, para que se evite a má formação de tais, é necessário o acompanhamento dos pais na educação, estando sempre presentes e auxiliando no que for preciso. Além disso, é essencial que se estabeleça limites para o uso da tecnologia, garantindo que sempre seja utilizada de forma adequada, pois se for usada corretamente, contribuirá para o desenvolvimento das nossas crianças e sempre conectando, clicando e brincando.

 

Brincar ao ar livre é sempre uma boa opção.

E vocês mamães? Como lidam  com seus filhos na era digital deixem suas opiniões nos comentários?

6 thoughts on “A Importância de Brincar na Era Digital!

  1. Amei o texto.. sempre fico na dúvida de como devo agir, pois tenho dois bebês de 1 ano que já ficam fascinados com celulares mas nada melhor que o meio termo..

    1. Ola Brenda os nossos pequenos já nascem sabendo mexer nos celulares não é mesmo?Ponderar é o melhor, obrigada pelo seu comentário e continue sempre conosco todo mês novos post sobre maternidade.

  2. Muito bem colocado.Hoje sabemos que brincando se aprende e, se essas ações não forem proporcionadas com o foco de aprendizagem, não ocorrerá a promoção satisfatória do desenvolvimento da criança. A criança se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua ação sobre o meio em que se encontra, por meio da brincadeira.
    A pesquisa pretende desenvolver uma reflexão sobre a importância do brincar e do jogar virtuais. Sabemos que é principalmente na infância que ocorrem os primeiros contatos sociais que a criança tem com outros grupos além da sua família. O sucesso do uso do computador como uma tecnologia que pode favorecer a expansão da inteligência depende da forma como ocorre a relação entre o usuário e as informações contidas no programa por ele utilizado. Quanto mais interativa for essa relação, maiores serão as possibilidades de enriquecer as condições de elaboração do saber. É uma realidade nos tempo de hoje.Existe também um lugar especifico para a prática lúdica das crianças e que este espaço seja bem planejado.O importante que as crianças tem de brincar.

    1. Obrigada Adelina sábias palavras o comentário somou ao post e foi muito bem colocado, continue sempre conosco. Abraços

    1. Ola Michelle, obrigada por está conosco é isso mesmo criança tem que ser criança, continue sempre conosco em breve novos post Abraços.

Comments are closed.