Maternidade

O que é e como tratar a bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos e atinge principalmente os bebês menores de dois anos. Geralmente essa doença ocorre no inverno e já que nos primeiros anos de vida o sistema imunológico ainda é imaturo, acaba tornando as crianças mais vulneráveis ao vírus sincicial respiratório, que é o principal causador da doença. Além dele, o adenovírus, o rinovírus e o metapneumovírus também são transmissores. A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Então, as crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, podem ficar doente mais facilmente.

Os sintomas são parecidos com os da gripe, a criança tem febre (não necessariamente alta), tosse seca e nariz escorrendo. No terceiro e quarto dias, há um agravamento da doença, quando o estado geral da criança pode piorar e apresentar falta de ar, por exemplo.

O tratamento nos casos mais leves, quando não há desconforto respiratório, você pode cuidar de seu filho em casa, controlando a febre e mantendo-o sempre hidratado. A internação só é necessária quando a criança precisa de cuidados mais específicos no hospital, como receber soro por via venosa, aplicação médica de oxigênio, que pode ocorrer por inalação, por exemplo, e de fisioterapia respiratória. As crianças que integram os grupos de risco (prematuros extremos, cardiopatas e pneumopatas) têm mais chances de serem hospitalizadas.

A prevenção é muito importante, evite levar seu filho para locais com aglomerações e contato próximo com crianças doentes. Além disso, lave sempre as mãos da criança e as de quem tem contato com ela, este é um cuidado fundamental para evitar diversas doenças.  É importante também manter em dia a carteira de vacinação, para que não haja infecção mista, ou seja, além da bronquiolite, outro vírus ou uma bactéria instale-se e complique o quadro. O principal é você ficar atenta ao aparecimento dos sintomas e buscar um médico o quanto antes. Não há vacina para esta doença.

E aí? Já começaram os cuidados? Aqui em casa estou sempre em alerta, pois todos nós temos doenças respiratórias.

O frio é uma delícia, mas tem o seu lado ruim, então é muito importante prevenir qualquer coisinha ‘’chata’’ que atrapalhe a nossa curtição embaixo do edredom, rs.

1 thought on “O que é e como tratar a bronquiolite?

  1. Nem me fale eu tinha bronquite em criança, então minha infância minha mãe não deixava pés no chão tomar gelado, sorvete , mas acho que isso não tem nada haver eu sei que na epoca tinha um senhor que fazia um xarope natural ela fala que ele que me curou e os zelos dela. Pelo sim Pelo não hoje eu não tenho nada graças a Deus.

Comments are closed.