Maternidade

PRIMEIRAS EMOÇÕES DA VIDA – O DENTE DE LEITE

      A lenda conta a história que os dentes de leite eram muito preciosos e que as fadas vinham para comprar os dentes mais bonitos e saudáveis. Portanto, esta lenda incentiva a maioria das crianças a cuidar bem dos dentes, para que fiquem bem bonitos e com isto poder trocar por presentes assim que caírem.

“A magia é um elemento importante na vida da criança. Expectativa, curiosidade, surpresa, ilusão… todas são emoções que deveriam fazer parte do tecido vital da criança” (revista Pais e Filhos)

Quando o dentinho começa a ficar molinho muitos pais começam a ficar preocupados com a reação do seu filho, já que essa fase é de mudanças e é nesse momento que pouco a pouco a criança vai deixando para trás as coisas de bebê para se aproximar dos adultos com os quais partilha de alguns interesses e esse dente mole representa um momento super importante da criança e exige dela coragem, maturidade para encarar as mudanças, as vezes invisíveis , que acontecem junto com esse fato.

O primeiro dentinho mole

Olha só meu filhote com sua primeira janelinha rsrsrsr chorou um pouquinho ficou envergonhado, mas depois mostrou para todos feliz,  isso aconteceu em 03/11/2013,  foi super tranquilo e  tiramos bastante fotinhas  o Raul adorou essa “fase do patinho feio”, também conhecida como “fase da janelinha”, sempre mostrando o espaço sem dente. Nessa fase maezinhas vale  tudo até fazer caretinha e registrar depois de um tempo ver as fotos juntos é muito divertido.

O janelão

Eu mamãe combinei com o Raul que o primeiro dentinho seria meu, pedindo desculpas a fada do dente que no próximo irá trocar por uma moedinha, comemorando o momento em que ele amadurece e deixa de ser “aquela criança”

 E por causa dessa magia que é tão importante para meu filhote, seu primeiro dentinho se tornou agora meu amuleto da sorte e para sempre estará comigo; e foi colocado no anel. A várias opções de pingente e fica um charme todo mundo que olha o anel elogia.

Meu amuleto

Os filhotes crescem muito rápido e com eles as mudanças e uma delas é a troca dos dentes de leite pelo permanente e essa perda deveria ser exatamente o momento de ensinar à criança que de agora em diante, mais do que nunca, é importante cuidar da higiene bucal, cuidar com o que se come, etc. O novo dente é para sempre, e se ele vai ser bonito ou feio, forte ou fraco, vai depender muito de como a criança cuidará dele. Um aprendizado e tanto! Momento de reforçar conceitos importantes sobre higiene e cuidados com a saúde.

Há famílias que decidem partilhar a verdade com os filhos desde o primeiro momento. É uma opção completamente respeitável sempre e quando se mantenha a ilusão e se faça um ritual, mesmo que não seja o da Fada dos Dentes. É importante que, se lhe dissermos a verdade (ou acabar por a descobrir), avisemos o nosso filho que não deve revelar às outras crianças esse segredo mágico.

Eu optei por não abandonar a magia e a fada dos dentes e veio buscar o segundo dentinho hoje ele fica orgulhoso ao ver o dentinho no meu anel e vocês mamães estão na fase da troca o que vão fazer?

5 thoughts on “PRIMEIRAS EMOÇÕES DA VIDA – O DENTE DE LEITE

  1. Amei a ideia do anel!!!! Só via em correntes!!!
    Aqui ainda estamos só com dois dentes,mas tô guardando as dicas!

    1. Oi Tarci fico feliz em contribuir um pouquinho, tem mamães que coloca o pingente no brinco, pulseira, anel o mais comum é no cordao ou apenas guarda em uma caixinha eu tenho todos os outros guardados num potinho que é em forma de um dente, foi a dentista dele que deu. Agora tem tambem pesquisas de celulas troncos do dente de leite, mas isso é assunto para outro post. Bjs

  2. Aí que lindo o seu amuleto da sorte, amei a idéia. Por aqui estamos na fase de nascer os primeiros dentinhos ainda, mas vou guardar sua idéia pra quando eles tiverem caindo 😍😍

    1. Que bom que gostou Zamynha, essa fase de nascer os dentinhos também é bem enjoadinha, nossos pequenos sofrem, mas faz parte do crescimento continue sempre com a gente todo mês tem post bem bacanas. Abrçs

  3. Por aqui também mantemos a fantasia, acho importante. Lindo anel, adorei o post.

Comments are closed.