Maternidade

Trate seus filhos com cuidado, eles são feitos de sonhos…

Outro dia, li essa frase em um artigo que me chamou muito a atenção e me fez refletir sobre algo que realmente acho importante: o mundo de nossos filhos e como estamos tornando ele cada vez mais parecido com o nosso.

Somos adultos estressados e precisamos fazer yoga, natação, qualquer tipo de atividade física para poder equilibrar uma má alimentação com a nossa saúde, porque corremos o dia todo. Precisamos estudar várias línguas, o mercado de trabalho é competitivo e árduo. E nossos filhos? Segunda: natação, terça: judo ou Ballet, quarta: inglês, quinta: aula de canto, sexta: inglês, sábado e domingo mais atividades… e onde fica o tempo de ser criança? De brincar, correr, pular, desenhar, se jogar no sofá e ver desenho? Onde fica o tempo de sonhar? De pensar no que irá pedir para o Papai Noel ou o que o Coelhinho da Páscoa irá trazer? Sim, responsabilidades são importantes e devem fazer parte do crescimento de nossos filhos, mas de uma forma natural e tranquila.

Sou adepta da criação com apego, minhas filhas tiveram amamentação em livre demanda e são criadas com muito amor, carinho e respeito. Por aqui acredita-se em fadas, Papai Noel e todo o universo encantado.

A Isabella, tem 9 anos  já sabe que o Coelhinho da Páscoa não existe, um dia me perguntou e falei a verdade, sobre o Papai Noel ainda não conversamos, acho que ela já não acredita tanto assim, mas ela mesma faz questão de manter toda a magia com a Lívia que tem apenas 1 ano e 5 meses.

Existem atividades aqui, como o inglês uma vez por semana aos sábados ou a aula de jazz às quintas,  mas são de acordo com as escolhas e aceitações delas, pois o tempo de ser criança sempre vem em primeiro lugar.

Ser criança é tão único e especial, sonhar quando se é criança é algo que nunca conseguimos quando nos tornamos adultos, então que tal deixarmos nossos filhos sonharem? Eles terão a vida inteira para se preocuparem com excessos e faltas.

Por agora, deixemos que sejam crianças felizes e quando fizerem ballet ou judô, por exemplo, que seja porque sonham em ser bailarina ou atleta e não apenas porque faz parte da grade  de atividades diárias.

Não tornemos nossos filhos mini adultos chatos, estressados e que fazem algo por obrigação, deixemos eles serem apenas eles.

E como vocês lidam com o dia-a-dia dos seus filhos? Qual a rotina deles? Conta um pouquinho para nós da sua opinião sobre as várias tarefas que as crianças desempenham.

Beijos e até a próxima!

Por Alessandra Pazin (@realidadesdamaternidade)

 

 

3 thoughts on “Trate seus filhos com cuidado, eles são feitos de sonhos…

  1. Ótimo texto, precisamos ter cada dia mais essa consciência de que nossos filhos realmente precisam ter seu momento de criança.

  2. Oi Alessandra, a rotina aqui em casa é bem tranquila o filhote de 9 anos está na 4 serie em uma escola privada ele estuda a tarde e ele faz aulas inglês duas vezes na semana e aulas de xadrez que ele adora no mais ele brinca muito sempre vai ao cinema, adora assistir as série dele no netflix, ver os yotubers de jogos , joga no x box joga bola toda sexta feira, mas não é aula paga ele acompanha o pai no futebol e junto com ele várias crianças vão e ficam jogando bola no campo ao lado ele ama a sexta-feira por causa disso, brinca muito também essa semana por exemplo eles e os colegas fazem avião da folha de papel e fica disputando qual vai mais longe e a essencia , a inocência de criança continua, porém aos poucos já aprendem que não existe fadas do dente, nem papai noel e nem coelhinho da páscoa, mas é porque vão amadurecendo e isso é bom cada fase no seu devido tempo. Adorei seu post

    1. Assim é legal né Sonia, a criança faz atividades por que gosta, não por imposição.

Comments are closed.